O baço é um órgão que faz parte do sistema imunológico, auxilia no combate a infecções e é responsável por realizar a eliminação de células sanguíneas envelhecidas ou danificadas. 

Um dos principais motivos para a realização de uma esplenectomia, como é conhecida a cirurgia do baço, é a ruptura deste órgão devido a um trauma. A cirurgia neste caso deve ser rapidamente realizada a fim de evitar hemorragias. Outro fator que também é causa de indicação cirúrgica são as doenças sanguíneas, como a púrpura trombocitopênica, a talassemia, a anemia falciforme, entre outras. No entanto, a esplenectomia deve ser a última opção de tratamento, sendo necessária uma avaliação individual de cada caso. 

Como explica a Dra. Aniela Barros – Cirurgiã Geral –, este procedimento cirúrgico consiste na retirada total ou parcial do baço, sendo geralmente realizado por videolaparoscopia.

A esplenectomia laparoscópica é realizada por meio de quatro pequenas incisões no abdômen, utilizando-se anestesia geral. Na maioria dos casos, antes da realização da cirurgia eletiva,  o paciente deve ser vacinado contra alguns tipos de germes.

De acordo com a Dra. Aniela, a recuperação de uma esplenectomia por videolaparoscopia é considerada rápida, sendo que o paciente necessita de apenas um dia de internação e em torno de duas semanas já é possível retornar às atividades. Além disso, o pós-operatório também é menos dolorido e apresenta uma boa cicatrização, rápida e esteticamente agradável, o que proporciona segurança e conforto ao paciente.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!