A perfuração intestinal é caracterizada pelo rompimento da parede do estômago, intestino grosso ou delgado, geralmente apresentando extravasamento do conteúdo intestinal para a cavidade abdominal. Este quadro é uma emergência médica grave e deve ser tratado imediatamente.
A Dra. Aniela Barros – Cirurgiã Geral – nota que essa perfuração pode se dar em decorrência de diversos fatores, por exemplo, de doenças inflamatórias crônicas, como a Doença de Crohn, diverticulite, apendicite, úlceras gastrointestinais, lesões traumáticas, além de tumores. Também podem acontecer perfurações decorrentes de procedimentos cirúrgicos e perfurações por corpo estranho, sendo estes eventos exógenos mais raros.
De acordo com a Dra. Aniela, os sinais e os sintomas das perfurações intestinais são bastante característicos e agudos, apresentando-se sob a forma de intensa dor abdominal à palpação, distensão abdominal, febre alta, náuseas, vômitos, taquicardia e episódios hemorrágicos. Estes sinais e sintomas são decorrentes do extravasamento do líquido, que pode causar peritonite, formação de abscesso e infecção generalizada.
Normalmente, nos casos de perfuração intestinal, o tratamento cirúrgico é o mais indicado, a fim de suturar ou remover a parte perfurada, reconstruindo o segmento comprometido. A técnica cirúrgica dependerá da complexidade de cada caso, bem como do estado clínico do paciente, e será avaliada pela cirurgiã responsável.