A videolaparoscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que pode servir tanto como exame diagnóstico quanto para tratamento cirúrgico. O procedimento consiste em pequenas incisões realizadas na parede abdominal por onde é inserida uma cânula acoplada a uma microcâmera, além de instrumentos cirúrgicos que ficam posicionados nas demais incisões.
A Dra. Aniela Barros – Cirurgiã Geral experiente em videolaparoscopia – conta que esta técnica revolucionou as cirurgias abdominais, permitindo a realização de cirurgias cada vez menos invasivas e mais complexas, sem a necessidade de abertura da cavidade abdominal.
O procedimento possibilitou a diminuição da dor durante o processo pós-operatório, reduziu o tempo de internação hospitalar, tornando a recuperação muito mais rápida e confortável para o paciente, além de oferecer um excelente resultado estético, com cicatrizes praticamente imperceptíveis com o passar do tempo.
Entre as cirurgias mais realizadas com videolaparoscopia, a Dra. Aniela cita a colecistectomia, a apendicectomia, a hérnia hiatal, a esplenectomia, lesões ovarianas, os tratamentos de hérnias abdominais, a remoção de tumores gastrointestinais e as cirurgias para diverticulite.