A colecistectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada da vesícula biliar. Como explica a Dra. Aniela Barros – Cirurgiã Geral –, a indicação cirúrgica normalmente se deve à formação de cálculos no interior da vesícula, os quais podem causar infecção do órgão ou pancreatite.
Atualmente, o método mais utilizado para a remoção da vesícula é a cirurgia videolaparoscópica, realizada através de quatro pequenas incisões no abdômen. A Dra. Aniela salienta que a colecistectomia por videolaparoscopia é um procedimento rápido, de aproximadamente 50 minutos, realizado com anestesia geral. Normalmente, o tempo de internação é de apenas um dia para a observação do paciente.
De acordo com a Dra. Aniela, por ser um procedimento menos invasivo em comparação à cirurgia aberta, a cirurgia videolaparoscópica apresenta um menor tempo de recuperação, sendo que em aproximadamente sete dias o paciente já pode retornar às atividades diárias. Além disso, o procedimento é mais seguro e apresenta melhor resultado estético, proporcionando maior conforto e qualidade ao operado.