O apêndice está localizado na porção inicial do intestino grosso e, quando obstruído, ocorre o que se chama de apendicite aguda. A apendicite, portanto, é uma inflamação do apêndice que geralmente provoca dor intensa do lado inferior direito do abdômen, podendo estar associada a náuseas, vômito, febre e falta de apetite.

Como aponta a Cirurgiã Geral, Dra. Aniela Barros, o tratamento da apendicite é exclusivamente cirúrgico e deve ser realizado o mais rápido possível a fim de evitar complicações mais graves. A cirurgia de apendicectomia consiste na retirada do apêndice através da técnica de videolaparoscopia. São realizadas três pequenas incisões no abdômen, pelas quais são introduzidos os instrumentos juntamente com uma câmera que guiará a operação.

A Dra. Aniela salienta que este procedimento, além de menos invasivo, também reduz a dor durante o pós-operatório, com uma menor permanência hospitalar e um retorno mais rápido às atividades, além de apresentar excelente resultado estético, visto que as incisões são mínimas e se tornam cada vez mais suaves com o passar do tempo.

A duração do procedimento é de aproximadamente 50 minutos, realizado com anestesia geral. O tempo de internação costuma variar de um a três dias, dependendo do estado clínico do paciente. Além disso, a Dra. Aniela enfatiza a importância de alguns cuidados pós-operatórios, como evitar atividades intensas, pegar peso e dirigir durante os primeiros dias. Cerca de 10 dias após o procedimento já é possível retornar às atividades diárias.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!